12.10.12

Preparação do Altar e da Mesa do Ritual Mágico segundo a Arte de Trithemius

1ª Parte - A Forma

A Forma da Mesa do Ritual Mágico segundo a Arte de Trithemius vem descrita no seu pequeno livro: "A Magia e Filosofia de Trithemius Spanheim: contendo o seu livro das coisas secretas e da doutrina dos espíritos".

Os elementos que têm de estar presentes são os seguintes:
  1.  Três símbolos dentro do círculo à volta do cristal;
  2. O signo do Tetragrammaton junto ou à volta dos três símbolos;
  3. Os nomes dos quatro arcanjos: Miguel, Gabriel, Uriel e Rafael;
  4. No lado oposto da Mesa os seus nomes e caracteres;
  5. Os sete planetas com os seus selos;
  6. Os espíritos maiores com os seus selos e, os nomes dos quatro Reis dos quatro cantos da terra.
 De seguida, a Mesa tem de caber no altar, no meio do Círculo da Arte. Depois de ter medido o máximo de espaço que poderia dar à mesa, no meu caso, percebi que não podia medir mais de 30 cm de diâmetro. Depois, toda a Mesa tem de ser feita de madeira e esculpida com todos os selos, caracteres e nomes, isto porque não se pode pintar por cima da mesa os selos, caracteres e nomes. Para isso contei com o auxílio de um amigo meu, entendido na arte de trabalhar madeira (e que me pediu para não revelar o seu nome). Sendo a imagem que se segue o diagrama segundo o Rito de Trithemius que pedi que fosse esculpido na madeira.

Círculo Mágico segundo o Rito de Trithemius

Agora, mostro aqui um pequeno esquema que fiz para se compreender melhor a estrutura do espaço do Ritual quando se utiliza o Rito de Trithemius, e o local que a Mesa ocupa no Ritual.

Esquema de como fica o Espaço no Ritual de Magia segundo Trithemius. + Malleus Maleficium

2ª Parte - Os Materiais

Para construir a Mesa do Ritual Mágico decidi comprar dois tipos de madeira, a saber Pterocarpus para a base da Mesa e Ébano para o Triângulo que iria ser embutido na base da mesa, no qual seria colocado o cristal. Ambas estas madeiras tiveram de ser importadas de África, nomeadamente de Angola, para isso tive de recorrer a um amigo meu ligado à construção civil, caso contrário podem ser compradas pela net, vindo importadas da China mas sai muito mais caro.


3ª Parte - O Fabrico

 Para o fabrico da Mesa Mágica recorri ao meu bom amigo, que me deu uma mão preciosa neste trabalho. Então, basicamente o processo de fabrico seguiu oito etapas:

3.
  1. Cortar a tábua de Pardouk segundo uma forma circular de 30cm de diâmetro. Cortar a tábua de Ébano segundo a forma de um triângulo.
  2. Cortar no interior da tábua circular, a forma do triângulo de Ébano.
  3. Colocar o triângulo na tábua principal circular.
  4. Copiar o diagrama mágico para a base da mesa.
  5. Esculpir e gravar o diagrama na madeira.
  6. Preencher as ranhuras da madeira trabalhada com cores. Em verdade, Trithemius não nos deixou escrito as cores a serem empregues, mas procurando ser homogéneo com os seus escritos, recorri ao preto, prateado e vermelho.
  7. Perfurar o Ébano para se aparafusar a estrutura do Cristal. Esta estrutura de Cristal tive que importar de Itália, onde produzem-nos por encomenda e manualmente seguindo os Ritos Próprios.
4.



5.









5.



6.












4ª Parte - O Trabalho Final


Valeu a pena o custo e o esforço. E muito útil me tem sido ela para o seguimento das Artes. O custo total desta Mesa ficou-me por cerca de 1900,00 €, mas tem valido cada cêntimo.

Sem comentários:

Enviar um comentário