15.10.12

A Relação entre o Círculo da Teoria e o Círculo da Prática na Magia e no Crescimento Espiritual

Uma coisa fundamental que todos devemos saber sobre Magia e Realidade, é a relação intrínseca entre a teoria filosófica e os trabalhos Mágicos. E mais importante ainda, como é que esta relação vai mudando, evoluindo e amadurecendo ao longo dos anos de prática e experiência Mágicas.
Diagrama explicativo do Círculo da Prática, do Círculo da Teoria e da Experiência e Crescimentos Pessoais. + Malleus Maleficium

Quando comecei eu considerava as teorias e filosofias da história da Magia como pura especulação. Algo como que uma teoria morta e árida, tão morta e árida como os seus autores estariam agora.

Contudo, hoje em dia penso de forma totalmente diferente. Devo reconhecer a sabedoria do meu Mestre quando me obrigava a conhecê-las todas. Esses estudos permitiram-me descobrir e ver alguns traços que os nossos antepassados nos deixaram a partir das suas reflexões e experiências mágicas, coisa que hoje em dia perpetuamos à nossa maneira. É como ler um Diário Mágico de um outro Mago. O que é uma adição valiosa para o meu trabalho, pois oferece-se me um outro ponto de referência para as minhas experiências interiores. Eu estou a elaborar o meu próprio, e é desse modo que se começa a ver mais claro o Círculo da Teoria e da Prática.

Sinceramente, quando comecei nas lides Mágicas havia para mim um muro entre o Círculo da Teoria e o Círculo da Prática. E este muro tinha diferentes camadas de tijolos entre si. Eu já lia os livros antigos, e outras fontes como de Eliphas Levi, Crowley, Trithemius, Bardon ou Evola, tudo aquilo a que conseguia deitar mão. Contudo, não conseguia perceber de forma clara o muro que tinha construído e como este devia se dissolver para evoluir. E aí muito agradeço ao meu Mestre que sempre foi realmente um Mestre e me ajudou a melhor perceber e incorporar na minha Vida o Círculo da Teoria e o Círculo da Prática.

Fazer este muro desaparecer, a saber, a linha invisível que separa a teoria da prática é uma coisa totalmente diferente para mim. Os círculos começaram a ficar mais claros, aquilo que considerava como um muro inconscientemente, passou a ser hoje uma linha ténue. Esta junção das linhas resultou do meu Mestre e também da minha própria experiência, quando através de um processo de validação pessoal eu percebia que as vozes e letras daqueles antepassados falavam ainda hoje no meu presente e que eu com a minha experiência nas lides Mágicas ia experimentando processos similares aos deles.

Por isso, a sabedoria vem de se saber conjugar os dois. Até porque a Sabedoria só resulta de se ter uma Teoria bem Fundada na nossa Mente, aliada com o Crescimento proveniente da Experiência. É preciso errar, falhar, tentar de novo. É preciso experimentar, seguir e ser seguido. É preciso compreender que esta sabedoria que se pode ganhar em várias dimensões da vida, ganha um corpo especial na Prática Mágica.

Sem comentários:

Enviar um comentário