29.10.12

Defumação, Fumegação, Fumaça - Como o fazer para proteger a sua casa e os que nela habitam de Maus Espíritos

Desde os tempos antigos que as pessoas perceberam que numa casa não só era importante fazer algumas correntes de ar para mudar o ar e arejar o ambiente, como também era muito importante libertar o «ar» de casa das más influências. Poucos são aqueles que se podem gabar de nunca terem sido vitimas de inveja e de outros tantos. Tanto que, relacionado com inveja, encontramos o importante contributo de René Girard na Antropologia, como condição existencial humana.

Um método simples e eficiente para «purificar» o ambiente da sua causa, dos maus odores externos, é fazendo uma fumegação à sua casa. Outros termos correntes que se utilizam são fumaça ou defumação. Muitas pessoas têm o hábito de colocarem ervas sobre uma pequena terrina, seja ela de cerâmica ou de barro, regando depois com álcool etílico e pegando fogo com um isqueiro. Contudo, este não é o melhor método.

Um dos melhores métodos é aquele que vem sendo praticado desde os tempos antigos. Os antigos em vez de colocarem álcool usavam brasas quentes, e entenderam que melhor que ervas era incenso. Existem várias espécies de incenso, e não estou a falar daqueles que se vêm nas lojas esotéricas ou nos chineses, aqueles pauzinhos de incenso. Isso não presta. Refiro-me antes ao incenso que se compra granulado, similar àquele que se vêm nas Igrejas.

Eu próprio tenho o habito de fumegar a minha casa todas as semanas, para isso comprei uma simples terrina de cerâmica para o efeito, nada de especial. Não precisa de consagrações ou rituais próprios, visto esta não ser utilizada na Magia Cerimonial, para esse efeito tenho outro instrumento.

Como a maioria das pessoas vive em apartamentos e não possuem lareiras, e como no verão não se justifica acender a lareira para conseguir obter umas brasas para a fumegação, basta usar umas acendalhas escuras.

Então eu costumo acender entre duas a quatro acendalhas, e coloco-as na terrina, mas antes é importante colocar algumas pedras sobre a terrina de forma a servir de base, pois com o calor das brasas o material pode estalar (especialmente se for de má qualidade), depois é só colocar alguns grãos de incenso sobre as brasas, não é preciso colocar muito. Depois vai se andando com a terrina, e convém ter um prato por baixo para não se queimar as mãos, por toda a casa, dando mais atenção às entradas da casa.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário