26.9.12

Sobre o Pseudomonarchia Daemonum (Liber Officiorum spirituum) (Parte 1)

Johann Weyer foi o autor de umas das mais importantes obras de Magia Negra, a saber, o Pseudomonarchia Daemonum. Weyer nasceu no ano de 1515 em Grave (actual Holanda), tendo sido um famoso médico e demonologista. Veio a falecer no ano de 1588 em Tecklenburg (actual Alemanha).

Weyer para além de ter sido um pioneiro na área da medicina, era um firme convicto na Magia Negra. Tanto que Weyer foi aluno de um dos mais famosos magos de todos os tempos, a saber H. C. Agrippa. A sua obra Praestigiis Daemonum (1563) foi basicamente uma contra-argumentação à tenebrosa caça às bruxas que se assistiu no sec. XVI. A sua obra é tão crucial que até Sigmund Freud a apelidou de um dos dez livros mais significativos de todos os tempos.


Como apêndice a esta obra monumental, Weyer adicionou uma hierarquia dos demónios a que ele chamou de Pseudomonarchia Daemonum. Weyer referiu a sua fonte de informação, um livro chamado: Liber officiorum spirituum, seu liber dictus Empto. Salomonis, de principibus et regibus daemoniorum (Livro dos ofícios dos espíritos, ou o livro chamado de Empto. Salomonis com respeito aos príncipes e réis dos demónios).

Sem comentários:

Enviar um comentário