30.9.12

História dos Grimoiriuns (Era Magia Hermética Pt.4)

Contudo, houve mágicos e estudiosos que levaram a sério os rituais antigos, e procuraram trazer aos dias de hoje esse poderoso manancial. O melhor exemplo continua a ser o da chamada «Aurora Dourada», como é reconhecido pelo Prof. Gilbert (Cf. GILBERT, R. - «Introduction». In: WESTCOTT, W. - Collectanea Hermetica. São Francisco: Red Wheel/Weiser, 1998.) na introdução que fez à famosa e importante obra «Collectanea Hermetica». Neste volume constituído por dez livros, compilados a partir de uma série de textos clássicos de alquimia e gnosticismo, e ainda outros que haviam já sido compilados pelo célebre Westcott, o co-fundador da Ordem Hermética da Aurora Dourada.

Contudo, a importância da obra de Farr (Cf., FARR, F. - The Enochian Experiments of the Golden Dawn [não disponho desta obra em livro, pelo que não tenho os restantes dados bibliográficos]) juntamente com as outras nove da Collectanea, foram a base intelectual para esse sistema de Magia renovado, como explica Gilbert (Cf., GILBERT, R. - The Magical Mason: Forgotten Hermetic Writings of Westcott. Wellingborough: The Aquarian Press, 1983, pp. 7-9.) . Certamente que Westcott (médico de formação base, académico, mas principalmente investigador), estava ciente da importância da descoberta dos papiros Greco-Egípcios. Ele logo apreendeu o manancial dessa descoberta, cerca de um século antes da fundação da Ordem Hermética da Aurora Dourada, e compreendeu que o seu conteúdo necessitaria de gerações para traduzir, estudar e abarcar.

Isto percebe-se melhor através da leitura dos diferentes prefácios às diferentes secções da Collectanea Hermetica. Neles, alguém fica com a impressão da relutância e total falta de segurança por parte de Westcott; pois o autor suspeitava da própria incompletude da Collectanea, porque tinha presente que lhe faltava material para ficar verdadeiramente completa. Todavia, ele teve a coragem para seguir em frente, e dar espaço na sua obra a material que mais tarde se veio a encontrar em vestígios arqueológicos.

Contudo, apesar dos esforços de Westcott presentes na sua obra basilar, a chamada Magia Hermética que tão vulgarmente ouvimos falar nos nossos dias, ignora por completo os ritos antigos que deram origem ao seu nome. Apesar da insistência de Westcott e dos seus estudos para restituir a árvore genealógica da Magia, continuamos a ignorar esta herança valiosa, bastando para isso qualquer pessoa examinar um grande número de documentos e rituais da «Aurora Dourada» ou de qualquer outra sociedade ou corrente contemporâneas que carrega consigo a palavra Hermética.

Sem comentários:

Enviar um comentário