27.9.12

História dos Grimoiriuns (Introdução Pt.1)

A História não é um estudo estático de eventos congelados no tempo. É um exercício mental dinâmico na aprendizagem das relações de causa-efeito, de forças que formaram uma dada área de investigação. Sem uma compreensão dessas forças, independentemente da matéria histórica a ser investigada, não se pode abarcar o estado geral da matéria de estudo, ou as intrincadas relações que deram a forma intelectual necessária para o estudo e uso dessas forças (Cf., McCarney, J. - Hegel on History. Routledge: Nova Iorque, 2000, pp. 39-48).

Contudo, independentemente da matéria de estudo, o estudo da história incomoda muita gente. Já Hegel dizia que: "A história ensina que ninguém aprende nada com a história" (Infelizmente não consigo precisar o local exacto onde li esta passagem de Hegel). Frequentemente, o esforço mental requerido para compreender as subtilezas do pano de fundo de qualquer área de estudo, são geralmente rotuladas por uma perda de tempo. Porém, essas mesmas pessoas irão, de vez em quando, assistir a algum programa televisivo sobre história, ler um artigo de uma revista sobre história, ou mesmo até pegar num livro que lida com uma perspectiva história acerca de algum tema que lhes cative o interesse. Contudo, e não tão poucas vezes, essas pessoas só o fazem quando não têm nada de mais interessante para fazer.

Na sociedade de hoje, as pessoas somente arranjam tempo para coisas que lhes satisfaçam alguma necessidade mais básica. Isto de certa forma é compreensível no que diz respeito à rotina ou às preocupações de cada dia. Porém, não poderia haver maior erro se apenas ficássemos por aí.

Pela compreensão das relações básicas de causa efeito que motivaram a redacção dos Grimoiriuns, e as forças da necessidade humana que as refinaram, então alguém poderia estar numa melhor posição para compreender e interpretar de forma inteligente, não só as gramáticas do passado, mas os textos mágicos mais contemporâneos. Estas são as razões para a importância do estudo da história dos livros Mágicos.

Nestes subsequentes artigos, tentarei explicar donde vieram os Grimoiriuns, como é que eles foram originalmente escritos, e os pertinentes factores sociais e religiosos que influenciaram a sua criação e conteúdo. Mas mais importante do que isso, como é que a invocação destes espíritos malignos se desenvolveram ao longo de três milénios. Exactamente isso, desde um período aproximado de três milénios.

 Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário